BERÇÁRIO

Como os Bebês se desenvolvem no berçário

COMO OS BEBÊS SE DESENVOLVEM NO BERÇÁRIO

O Berçário recebe carinho e atenção do Colégio Augusto Ramos, pois os bebês precisam de cuidados especiais e permanentes. Há vigilância constante à higiene, nutrição, socialização e estimulação da mente e dos movimentos das crianças.

Equipado de acordo com a legislação vigente, possui piso adequado, sala de estimulação com playground, sala de descanso com berços, fraldário e solário. Mas o Colégio Augusto Ramos vai além: lá, os bebês são tratados como seres humanos dotados de sentimentos. E não poderia ser diferente. O tratamento de forma mecânica desperdiça o potencial afetivo desses momentos, deixando-os numa atitude de passividade.

Ao serem alimentados ou trocados, suas cuidadoras e educadoras os tratam com carinho, amor e atenção. Dar um banho em uma criança sem ao menos trocar uma palavra com ela, é negligenciar sua condição de ser pensante dotada de sentimentos. Valoriza-se cada descoberta e desafios que a criança possa encontrar de forma natural na convivência com outros bebês e educadoras.

Estimulação não é somente manipular o corpo do bebê, esticando e encolhendo seus membros, fazendo-o subir e descer de colchonetes e, depois, confiná-lo em um berço. Estimular significa muito mais do que isso! O bebê se expressa e se comunica por meio de gestos, mímicas faciais e interage utilizando fortemente o corpo.

No Colégio Augusto Ramos, as emoções são o canal privilegiado de interação do bebê com o adulto e com as crianças. O diálogo afetivo que se estabelece com as educadoras, caracterizado pelo toque corporal, pela modulação da voz, por expressões cheias de sentido e sentimentos faz do Berçário um lugar privilegiado de aprendizagem. Todo o carinho dado à criança faz com que ela se sinta protegida e amada.

O dom de educar e amar é o que faz toda a diferença no Berçário do Colégio Augusto Ramos!


EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

O nosso corpo docente é formado por uma equipe multidisciplinar, é composta por Psicopedagoga e Pedagogas especializadas em Educação Infantil, Psicóloga, Odontopediatra,e Nutricionista, que estão em contínua formação, buscando sempre conhecer e debater temáticas em torno da Educação Infantil, pois esta é a nossa área de pesquisa e ação.

O trabalho pedagógico reflete diretamente na construção dos indivíduos, “futuros cidadãos” e é por este motivo que aplicamos os nossos conhecimentos tanto na área social, quanto na área cognitiva, buscando atingir o desenvolvimento global do aluno.


HORÀRIO DE ATENDIMENTO

Das 07h00 às 19h00, de segunda à sexta.

Para visitar o Colégio, entrar em contato por telefone.

Período da manhã
das 07h30 às 12h00
(incluso café da manhã)
Período da tarde
das 13h00 às 17h30
(lanche da tarde)
Período intermediário
6 ou 7 horas
(incluso um lanche e uma refeição)
Período integral
a partir de 8 horas
(incluso café da manhã, almoço, lanche da tarde, janta)