Aqui, no Colégio Augusto Ramos, desde as séries iniciais é apresentado, ao aluno, um processo educacional que visa seu desenvolvimento e potencial, tornando-o protagonista da sua formação. A sala de aula não é o limite. Dia a dia incorporamos novos recursos, metodologias e ferramentas para um melhor aprendizado.

Nesse processo o aluno desenvolve a capacidade de analisar, interpretar e transformar a realidade, visando o bem-estar pessoal e coletivo do ser humano e preservando o equilíbrio do meio ambiente. Através de práticas educacionais com excelência acadêmica, inspiramos os nossos alunos para a construção dos seus projetos de vida, aperfeiçoando suas competências e habilidades à luz de valores universais. Fortalecendo a cultura humanista e científica em um ambiente inclusivo, pautado pela conduta ética.

Nossa prática pedagógica pretende tornar o educando sujeito do seu próprio desenvolvimento na comunidade; oferecer um ensino de qualidade que favoreça o desenvolvimento da consciência crítica, que faça desabrochar práticas que venham a contribuir para a construção de uma sociedade justa; estabelecer relações democráticas e fraternas entre educador-educando; promover a corresponsabilidade nas atividades escolares, assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, objetivando alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem, bem como colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.